domingo, 25 de outubro de 2009

O filme "Pro dia nascer feliz", É um documentário fílmico, retrata a dura realidade das escolas brasileiras, foi realizado em diversos cantos do Brasil.
O cineasta João Jardim, quis nos passar várias situações:
No que se refere a escola, vimos que em pleno século XXI, na era da modernidade, da tecnologia e da robótica, a educação se apresenta com a maior precariedade possível, sem recursos didáticos avançados para serem trabalhados em sala de aula, sem água e com transportes inadequados. É fato que a escola está lá atrás, não está conseguindo acompanhar a evolução.
O aluno, sem perspectiva, ele não vê a escola como um estímulo de melhoramento dele. Os alunos não gostam das aulas, porque não tem atrativo, os professores não investem nas aulas. Crianças sem limites, não vêem mais o professor como autoridade. Antigamente as pessoas viam na escola a possibilidade de melhora, e hoje não, muitas pessoas se formam e ficam na fila a espera de uma possibilidade de emprego. Aí temos alunos desinteressados, a exemplo vimos alunos que não assistem aula, usam a escola só para se libertar de casa. E essa é também uma realidade aqui em Tapiramutá, meninas e meninos vão para a escola, colocam os livros na sala e saem para a rua. Eles acham mais atrativos fora da escola, acham arma, esporte, drogas, tudo que a escola não está tendo.
A violência que está sendo corriqueira, tão normal na rua, infelizmente já estrou na escola.
Pais, que trabalham e não tem tempo de cuidar dos filhos, ou seja, a falência da instituição familiar estre pai, mãe, filho e irmãos, hoje em dia por conta das atribuições, tanto mães como pais se ausentaram da escola por conta do trabalho. Apesar de tudo isso, os pais querem que os filhos estudem, tenham uma boa educação, cresça, mas no final nao tem educação, a educação está devalorizada, esquecida, fica aluno joga a culpa no professor, que joga para aluno, todos jogam para o governo e, quando temos que saber que a responsabilidade é de todos nós.
Também observei no filme, a falta de estrutura no conselho, o conselho tem que ter a participação dos alunos, professores e pais, tem que ser fundamentado, o que não foi isso que aconteceu.

"Os pais estão ausentes, os filhos estão ausentes, a educação está ausente, a violência está presente, a droga está presente, e o presente é uma droga"
(autor desconhecido)

Nenhum comentário: