domingo, 18 de outubro de 2009

De acordo com Bellenger para sermos bons leitores, devemos ter paixão pela leitura, pois esta firma-se no desejo e no prazer:
"Em que se baseia a leitura? No desejo. Esta resposta é uma opção. É tanto o resultado de uma observação como de uma intuição vivida. Ler é identificar-se com o apaixonado ou o místico. É ser um pouco clandestino, é abolir o mundo exteror, deportar-se para uma ficção, abrir o parêntese do imaginário. Ler é muitas vezes trancar-se (no sentido próprio e figurado)... As pessoas lêem com seus corpos. Ler é também sair transformando de uma experiência de vida, é esperar alguma coisa. É um sinal de vida, um apelo, uma ocasião de amar sem a certeza de que vai se amar. Pouco a pouco o desejo desaparece sob o prazer"
BELLENGER (1978)

Quando Bellenger diz que a leitura mantém ligação com os sentidos reporta-nos às palavras de Maria Helena Martins, em seu livro O que é leitura, onde trata a leitura como uma forma de abrir os olhos para o mundo, para as letras para os objetos e para nós mesmos. Ela une o ato de ler aos sentidos, as emoções e a razão.

Um comentário:

Taise Machado disse...

Oi Neuza,

Realmente quando lemos com prazer também escrevemos com prazer, e a leitura nos possibilita viajar por novos horizontes.