domingo, 29 de novembro de 2009

LEITURA

Ler não é fácil. Mas é possível explorar na escola os diferentes tipos de texto que usamos no dia-a-dia.
Ler todo mundo sabe, está longe de ser uma tarefa fácil.Dá muito mais trabalho do que ver televisão, ouvir música ou pensar na vida. Qualquer leitura exige o domínio da língua e suas nuances, além do tempo e concentração, determinação e conhecimento sobre o qual está lendo. Mas precisamos ler, pois ler é o único jeito de se comunicar de igual para igual com o resto da humanidade.
Ler é talvez a coisa mais importante que a escola tem a ensinar.
Infelismente muitos professores não sabem embarcar nessa viagem. Mas precisamos não ler por ler,precisamos ler por PRAZER, ler para ESTUDAR e ler para se INFORMAR.

3 comentários:

Anjos disse...

A leitura permanente pelo professor todos os dias, oportuniza as crianças adquirir algumas habilidades de leitores e escritores proficientes. Leituras essas selecionadas de acordo com os interesses da turma e garanta a elas familiaridade com os gêneros propiciados.

Sule disse...

Oi querida Neuzinha! Vejo que buscou avançar nesse ambiente, mesmo que timidamente! Esta trabalhando para tornar esse espaço mais dinâmico e atraente! Vc socializa sobre sua descobertas e sua prática enquanto professora de Tapiramutá! Isso é muito bom...,

Mas percebi poucas postagens sobre as atividades que cursou nesse ciclo!Cadê as tuas reflexões das demais atividades do ciclo? Só consegui identificar sobre o filme que trabalhou no GECI, a paletra de Nelson pretto e sua participação na atividade criação teatral. E as demais??? Nenhum professor solicitou mais nada? Tenho visto pela lista de discussões para entrega de atividades, e não tenho visto isso se concretizar aqui no blog!

Indicamos que para atividade a distância e para avaliação da atividade ambiente de rede precisariam explorar o blog trazendo as atividades solicitadas pelos outros professores, refletindo sobre as mesmas! Assim, como trazer sobre seu processo de inserção com as tecnologias!

Faça um exercício de análise comigo! Olhe seu blog e veja o que foi que vc postou sobre tecnologias? Apenas sua participação na paletra com Prof. Nelson Pretto! Sabemos muito pouco como a Professora Neusac está refletindo diante do que foi estudado neste ciclo com relação as discussões e estudos que fizemos com nossa temática!
Vamos lá! Avançar nessas questões.

bjinhos
Sule

tata disse...

Neuzinha, complementando as suas palavras,devemos ler sempre e seriamente livros que nos interessem que favoreçam a mudança da nossa prática, procurando nos adentrar nos textos, que nos propicie enquanto professores e estudantes não somente fazermos uma leitura do mundo, mas escrevê-lo o reescrevê-lo, ou seja, transformá-lo através de nossa prática consciente.