sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MobilizaSUS


Hoje, participei de um seminário na Câmara de Vereadores, sobre o MobilizaSUS, onde teve a participação de alguns professores da rede, profissionais de saúde, comunidade, conselheiros e 16 Dires.
MobilizaSUS é um projeto que visa o fortalecimento da gestão democratica e participativa do SUS, através da articulação intersetorial, Saúde, Educação e Ministério Público. Foi discutido a importância do mesmo para a nossa comunidade, também tivemos o conhecimento da importância dos conselhos local e municipal, e qual o papel de um conselheiro.
Entendi, que devem ser desenvolvidas ações que integrem saúde e educação, que jovens participem dos conselhos, para que eles sejam um facilitador, um protagonista juvenil que irá passar os conhecimentos adquiridos em casa e nas escolas, onde deverão estar sabendo dos direitos que um usuário do SUS tem, assim ficará mais comprometido, pois será um fato novo em sua vida. Quantas vezes encontramos casas que tem idosos que não sabem de seus direitos em relação a saúde? Tendo um jovem dentro de casa,com os conhecimentos necessários, as dúvidas serão esclarecidas.E nas escolas, esse jovem passará para o professor e colegas e essa parceria saúde+escola ajudará o município a crescer. A participação da comunidade nos conselhos de saúde é muito importante porque as pessoas detectarão os problemas existentes num determinado lugar, trarão para o conselho, e o conselho tentará solucioná-los junto ao órgão competente.
Esse projeto está acontecendo em toda a Bahia, vamos nos sensibilizar e fazer parte desse processo, vamos exercer o controle social.

"Participar é ter o poder de definir os fins e meios de uma prática social, exercendo diretamente ou através de mandamentos, delegações ou representações".
Paulo Freire.

Nenhum comentário: